Estás a pensar criar ou reformular o teu site, mas não sabes por onde começar? Talvez já tenhas sentido a tentação de saltar diretamente para o design ou para a escolha da plataforma onde vais alojar todo o conteúdo, mas será esse o melhor caminho?

Neste artigo, vou partilhar contigo por onde não deves começar quando o objetivo é ter um site que ajuda a vender e, claro, guiar-te por onde deves focar a tua energia desde o início.

Se estás a tentar criar um site para o teu negócio, seja pela primeira vez ou numa reformulação, provavelmente já te perguntaste qual será o primeiro passo a dar. Na tua mente podem ter surgido questões como “Que plataforma vou usar?”, ou “Que conteúdos vou escrever?” – e é normal! Mas a realidade é que, sem uma base sólida, essas decisões podem não trazer os resultados que desejas.

O que vou partilhar aqui vai ajudar-te a evitar esses erros comuns e a estruturar o teu site de uma forma mais eficaz, para que ele se torne um verdadeiro ativo do teu negócio.

 

Por Onde (Não) Começar Quando Queres um Site que Ajuda a Vender

Quando pensamos em criar um site, o instinto inicial é saltar diretamente para o lado prático: plataformas, design e conteúdos. E sim, todos esses elementos são importantes, mas não devem ser o ponto de partida. Se queres ter um site que ajuda a vender, precisas de ter clareza sobre por que razão o estás a criar e para quem o estás a criar.

Sem esse trabalho prévio, corres o risco de o teu site ficar confuso e desalinhado com os teus objetivos. Muitos empreendedores cometem o erro de se focarem logo no design ou na plataforma e só depois pensarem na mensagem ou nos objetivos do site. Isto faz com que o site não tenha uma direção clara, seja confuso e não atraia os clientes certos.

O que fazer em vez disso?

Estes são os passos que deves seguir para garantir que tens um site que ajuda a vender:

1.Definir Objetivos Claros

O teu site precisa de ter um propósito. Queres atrair novos clientes? Vender diretamente através da plataforma? Definir objetivos claros vai guiar todas as decisões subsequentes, do design ao conteúdo.

2. Clarificar a tua Proposta de Valor

Porque é que os teus clientes ideais devem escolher-te a ti e não outra pessoa? Qual é a tua missão e o teu posicionamento no mercado? Estas são alguma das questões a que tens de responder antes de começares a escrever o copy para o teu site. A tua proposta de valor precisa de ser evidente desde a primeira página.

3. Identificar o Cliente Ideal

O teu site não é só sobre ti – é principalmente sobre as pessoas com quem queres trabalhar. Quem são essas pessoas? O que procuram? Só quando tens isto bem definido podes criar conteúdos que falem diretamente com elas e que as façam sentir que estão no sítio certo.

4. Definir a Mensagem Central

A tua mensagem deve ser clara, coerente e estar presente em todo o site. Da página inicial às secções de serviços, o visitante precisa de sentir que há consistência e propósito no que lhe estás a “dizer”.

5. Estruturar a Oferta

Depois de clarificares a tua mensagem central, é fundamental saberes exatamente o que vais vender. A tua oferta deve ser magnética e estar alinhada com os desejos e necessidades do teu cliente ideal.

6. Analisar a Concorrência

Não estás sozinha no mercado. Analisar o que outras pessoas estão a fazer ajuda-te a perceber como te podes diferenciar e destacar.

7. Criar a Estrutura do Site

Só depois de teres todos estes elementos é que faz sentido começares a pensar na estrutura do teu site. A forma como organizas os conteúdos vai ajudar o visitante a fazer a ação que tu queres que ele faça, seja contactar-te, subscrever a tua newsletter ou pedir um orçamento.

Resumindo…

Se queres um site que ajuda a vender para não teres de estar constantemente dependente das redes sociais, não comeces pelo design, pelas plataformas e nem sequer pelos conteúdos.

O verdadeiro poder de um site que ajuda a vender começa com uma base sólida: objetivos claros, uma proposta de valor bem definida, uma mensagem consistente e uma oferta atrativa. Com estes alicerces, o teu site vai ser muito mais eficaz e vais evitar trabalho desnecessário.

Agora que já sabes quais os passos a dar para avançares para um site que ajuda a vender, estás pronta para aprofundar cada um destes pontos.

Para te guiar por cada um destes 7 passos, criei o Desafio 7 Passos para um Site que Ajuda a Vender a pensar em ti. Em 21 dias, vais ter acesso a orientações práticas para construíres um site que reflete quem és e que te liga aos clientes certos, sem te sobrecarregar.

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