Como escrever uma Página “Sobre” que te aproxima do teu cliente ideal?
Sabias que a página “Sobre” é uma das mais visitadas num site? Isto significa que é o sítio ideal para criares uma relação de empatia com o teu cliente ideal.
Como podes consegui-lo? É o que vais descobrir neste artigo.
(Preferes ouvir em vez de ler?)
É verdade, a página “Sobre” é uma das mais importantes do teu site e, portanto, deves dedicar-lhe especial atenção.
Depois de entrar no teu site, o visitante, se gostar daquilo que lhe apresentas na tua homepage, vai ter curiosidade em saber mais sobre ti. Mas aqui há uma pequena rasteira na qual muitos empreendedores ainda caem.
É que a página “Sobre” não é (só) sobre ti. Mas já te explico melhor o que quero dizer com isto.
Primeiro, vamos perceber porque é que a página “Sobre” é importante.
A Página “Sobre” dá a conhecer quem tu és.
Enquanto seres humanos, somos seres sociais e, por isso, conectamo-nos com pessoas. Quando estamos prestes a fazer uma compra, é, muitas vezes, essa ligação que determina se compramos a A ou a B.
Assim, no teu site, ao aproveitares bem a página “Sobre” para construíres essa ligação ficas em vantagem e podes começar, logo aí, a criar conexão. A criar uma relação de empatia.
A página “Sobre” é, então, o sítio ideal para dares a conhecer mais sobre a tua marca e sobre tudo aquilo que ela representa.
Podes:
- Destacar a história de como a marca surgiu;
- Explicar porque fazes o que fazes;
- Contar o teu percurso.
Ainda assim, como te dizia no início deste texto, a página “Sobre” não é (só) sobre ti. E é isso que te quero explicar agora.
Sobre o que é, afinal, a tua página “Sobre”?
Então, mais importante do que falares sobre ti, é clarificares porque é que o teu percurso é relevante para o teu potencial cliente. Em tudo o que tu dizes, escreves ou fazes, o que o teu potencial cliente quer saber é o que é que tu tens para ele.
Será que passaste pelas mesmas experiências que ele?
Será que a tua experiência com clientes nas mesmas circunstâncias que ele mostram que também és capaz de resolver o seu problema?
Que histórias vos ligam?
Ou seja, o segredo para uma página Sobre que cria empatia com o teu cliente ideal é mostrares como é que a tua vivência terá um impacto positivo na vida do teu cliente ideal.
Além disto, a página “Sobre” é também o local onde podes evidenciar os valores da tua marca.
O que é que é mais importante para ti e para a tua marca e que, afinal, também é importante para o teu cliente ideal?
Tudo o que referi até agora são pontos de contacto que ajudam a construir uma relação de empatia e confiança. Essa relação que, a seu tempo, converte visitantes do teu site em clientes.
Mas há mais elementos que podes incluir na tua Página “Sobre”.
Outros elementos a incluir na página “Sobre”
A página “Sobre” é também um bom local do teu site para aumentares a tua credibilidade.
Podes fazê-lo partilhando o teu percurso académico e profissional, mas nada tem o poder do testemunho de um ex-cliente.
Detalhes que fazem de ti quem és
Referires detalhes pessoais e/ou curiosidades sobre ti pode parecer insignificante, mas na verdade ajudam o teu cliente ideal a sentir que te conhece melhor e que, tal como ele, também tens interesses e paixões fora do trabalho.
Algumas sugestões de inspiração que podes incluir: tens algum ritual matinal que te ajude a organizar o dia? Um passatempo que adoras? Um talento oculto que raramente mencionas?
Testemunhos
Ao apresentares testemunhos e casos de estudo, geras credibilidade não só pela experiência e história da tua marca, mas também por aquilo que dizem as pessoas com quem já trabalhaste.
Ao saber aquilo que outras pessoas pensam do teu trabalho, o teu potencial cliente vai confiar mais facilmente naquilo que tens para lhe oferecer. Vai sentir que, se outros conseguiram os resultados que ele procura, então também é possível para ele. E és tu quem o vai ajudar a alcançá-los.
Esta necessidade de validação e confirmação por parte dos outros faz parte da natureza humana e com o teu potencial cliente não é diferente.
De acordo com este princípio, determinamos o que é apropriado, o que é certo a partir daquilo que os outros pensam. Perante uma dúvida (comprar ou não comprar a esta pessoa?), o que o teu potencial cliente vai fazer é observar a reação de outras pessoas como ele, ou seja, os teus ex-clientes.
Se o que ele ler ou ouvir lhe agradar, a probabilidade é que acabe a agir como eles.
Então, a forma como apresentas os testemunhos também pode influenciar a perceção com que o teu potencial cliente fica do teu trabalho.
Mas há mais elementos importantes, além dos testemunhos.
Fotografias
As fotografias que escolhes para a tua página “Sobre” também são elementos importantes. Afinal, nem só de palavras vive um site!
Disse no início que as pessoas se conectam com pessoas e, por isso, o teu potencial cliente vai querer saber quem tu és. Como és. Vai querer ver a tua cara.
Portanto, pelo menos uma fotografia tua é essencial.
Se é mais ou menos formal, isso dependerá sempre da identidade da tua marca e daquilo que queres transmitir.
O importante é sempre a coerência. Se a tua marca é descontraída e informal, tudo o resto tem de acompanhar essa forma de estar – as palavras que usas no copy e nos conteúdos, as fotografias (no site, nas redes sociais, nas propostas…).
É a coerência de toda a tua comunicação que vai criar a identidade da tua marca. Ou seja, o teu cliente ideal tem de sentir que há um fio condutor em toda a tua comunicação – desde um simples email até ao teu curso online. Isso vai permitir-lhe identificar claramente a tua marca, mesmo quando o teu logo, a tua cara ou o teu nome não estão presentes.
Por esta razão, ofereço aos meus clientes de Escrita para Websites um Manual de Comunicação Escrita que os ajuda a criar conteúdos harmoniosos, coerentes e de qualidade para as suas marcas.
Antes de terminares a tua página “Sobre”, há ainda um último elemento essencial: a chamada à ação.
Chamada à Ação (CTA)
Não termines a tua página “Sobre” sem uma clara chamada à ação (de preferência, só mesmo uma).
O que queres que o visitante faça depois de ler a página? Queres que visite a tua página de serviços ou que vá diretamente para a tua página de contactos?
O teu site tem de conduzir o visitante ao longo de uma viagem na qual te vai conhecendo melhor.
Portanto, pergunta-te: onde o queres levar depois de saber mais sobre ti?
Concluindo…
A página “Sobre” é uma das mais importantes do teu site, pois o teu cliente ideal vai querer saber com quem vai trabalhar.
Isto não significa que te limites a falar sobre ti ou sobre todo o teu percurso.
Ou seja, a página “Sobre” deve contar a tua história de forma a que o teu cliente ideal se identifique com ela, para que perceba porque é que tu és a pessoa ideal para o ajudar neste momento.
Além disso, o teu site também é o local ideal para construíres a identidade da tua marca. E a página “Sobre” é o local por excelência para revelares um pouco mais dessa identidade.
Então, mais do que falar sobre conquistas, prémios ou cursos, a página “Sobre” é sobre criar relações.
Como é que te apresentarias se encontrasses um potencial cliente na rua? O que quererias que ele soubesse sobre ti e sobre a tua marca?
É acerca disto que tens de escrever na tua página “Sobre”.
Agora, conta-me, já escreveste a página “Sobre” do teu site? Queres verificar se tem tudo o que é preciso para criar empatia com o teu cliente ideal? Esta checklist tem os pontos que não podem faltar.
A tua página Sobre atrai o teu cliente ideal?
Usa esta checklist gratuita para verificares se a tua página Sobre tem tudo o que precisa para criar empatia e atrair o teu cliente ideal.
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