Como uma mentoria de escrita te pode ajudar a vender mais (para as pessoas certas)
Começaste há pouco tempo o teu projeto por conta própria e queres que o online seja o teu principal meio de comunicação, mas não sabes bem como mostrar o que fazes?
Empreender pode ser um processo solitário. E desafiante também, com tudo o que há para gerir e aprender.
É por isso que contar com a ajuda de alguém que vai uns passos à nossa frente – e já ultrapassou alguns dos obstáculos com que nos estamos a deparar – pode ser determinante para tornar este caminho mais leve.
Neste artigo, vou explicar-te como desenvolvo o meu Programa de Mentoria de Escrita para Negócios “Copy com Propósito” e como é que ele te pode ajudar a venderes de forma leve e confiante, com uma comunicação clara e orientada para as pessoas que queres atrair para o teu negócio.
(Preferes ouvir em vez de ler?)
Quando comecei o meu negócio, achei que não ia conseguir manter uma conta nas redes sociais mais do que um ou dois meses (no máximo dos máximos!). Como é que eu ia conseguir ter ideias para alimentar uma conta de forma consistente? Como é que ia conseguir criar uma ligação com as pessoas que me liam sem me expor demasiado? E se ninguém quisesse saber do pouco que eu (achava que) tinha para partilhar?
Como vês, as dúvidas e medos que tens não são um exclusivo teu. Todos – num momento ou noutro – nos colocamos estas questões.
Partilhá-las com alguém e, com isso, ganhar clareza sobre aquilo que está por detrás delas e, sobretudo, encontrar respostas que nos permitam avançar com confiança e seguras da mensagem que estamos a partilhar vai ajudar-te a seguir em frente e escrever sem bloqueios.
Mentoria de escrita para negócios: comunicar para vender
A verdade é que não há como fugir. Se queremos vender os nossos produtos ou serviços, comunicar tem de ser parte integrante do nosso trabalho. Afinal, para que o nosso projeto seja realmente um negócio, precisa de gerar rendimento e isso só se consegue com vendas.
Ora, para vender é preciso mostrar aquilo que se vende, de forma a que os nossos potenciais clientes percebam as mais valias de trabalharem connosco ou de comprarem os nossos produtos. Mas será que basta falarmos do que temos para oferecer?
Provavelmente, não.
O nosso serviço até pode ser o melhor do mercado e podemos apresentá-lo mil vezes, mas, se não conseguirmos apresentá-lo da forma certa às pessoas certas, dificilmente conseguiremos fechar uma venda.
E, se és como eu, só de leres tantas vezes a palavra “venda”, já estás a ficar nervosa.
Talvez acredites que não és boa com vendas. E se, cara a cara, com pessoas que até conheces, consegues explicar de forma clara o que fazes, isso pode tornar-se mais desafiante quando tens de o fazer para pessoas que não conheces e só através de palavras escritas.
Infelizmente, a venda é muitas vezes associada a manipulação e a insistência. Quem é que nunca se sentiu importunado por alguém que queria, a todo custo, impingir-nos um produto qualquer de que nem sequer precisávamos?
Mas não tem de ser assim. Na minha opinião, não deve ser assim.
Para isso, é necessário aprendermos a escrever de forma empática, respeitando o nosso potencial cliente.
Acredito que, quando aprendemos a criar uma relação de empatia e proximidade com as pessoas que acompanham o nosso trabalho, a venda torna-se natural. Os nossos produtos e serviços são o passo seguinte que essas pessoas têm de dar para receberem (ainda) mais de nós.
Vender através da escrita
No meu programa de mentoria de escrita para negócios, o foco é escrever para vender. Mas não só.
Acredito que quanto mais nos libertarmos na nossa forma de escrever, mais facilmente nos conseguimos conectar com as pessoas que queremos atrair para o nosso negócio.
Porém, também sei como é importante – sobretudo se estamos a começar – termos estruturas prontas e fáceis de seguir que nos ajudem a dar os primeiros passos para criarmos uma mensagem que reflita a essência da nossa marca.
Assim, defendo que um processo de mentoria de escrita para negócios deve ser um equilíbrio entre, por um lado, aquilo que são os fundamentos e as fórmulas de copywriting que já provaram dar resultados e, por outro, aquilo que sai diretamente do coração para o papel, (quase) sem filtros.
Só assim conseguimos criar a tal relação de empatia e proximidade.
Mas o que é, afinal, um processo de mentoria de escrita para negócios?
Um processo de mentoria, no geral, é um acompanhamento próximo em determinada área.
O mentor encoraja o desenvolvimento pessoal e profissional do seu mentorado através da partilha de conhecimento e experiência. A relação que se constrói tem como base a confiança mútua, o respeito e a comunicação.
As sessões de mentoria são regulares e envolvem a troca de ideias e a persecução de um determinado objetivo traçado no início do processo.
Uma mentoria de escrita para negócios é uma mentoria especializada, na qual o mentorado aprende o passo a passo para escrever conteúdos para a sua marca, sempre com o acompanhamento próximo do mentor que lhe vai dando feedback ao longo do processo.
Como funciona o “Copy com Propósito” – Programa de Mentoria de Escrita para Negócios?
Nos processos de mentoria de escrita que facilito, começamos do início, para que possas começar a escrever para a tua marca com confiança naquilo que tens para partilhar.
De forma próxima, percorro com as minhas clientes o passo a passo da criação de conteúdos, desde o estudo do cliente ideal até ao momento da escrita. Afinal, não é possível escrever bem se não soubermos para quem queremos escrever.
Além disso, juntas, geramos ideias, organizamo-las, criamos um calendário editorial. Estruturamos conteúdos e vemos o que já fazes bem e o que precisas de melhorar.
Ao longo de 10 semanas, com sessões de 1 hora, fazemos um processo completo que te vai permitir ganhares confiança na tua forma de comunicar e aproximares-te cada vez mais do teu cliente ideal.
No final, terás um plano estruturado que percorre todo o processo de produção de conteúdos e que podes aplicar às redes sociais, ao blog ou aos guiões para os teus vídeos e podcasts.
Depois de fazeres o processo uma vez, com alguém ao teu lado a ajudar-te em cada passo e a rever contigo os teus conteúdos, vais ser capaz de o replicar as vezes que quiseres.
Não há receitas infalíveis, mas há métodos que podes seguir como guia orientador e que podes – e deves – adaptar à tua própria voz e àquilo em que acreditas.
É isso que te proponho neste programa individual.
Outras vantagens de participar num processo de mentoria de escrita para negócios:
- Tens a validação de alguém que já faz aquilo que te propões fazer
- Aumentas a tua confiança para escrever
- Experimentas novas abordagens à escrita de conteúdos
- Aprendes a escrever a história da tua marca
- Reforças a tua segurança na oferta que tens para o teu cliente ideal
- Avanças mais rapidamente na tua produção de conteúdos
- Ganhas clareza sobre o que fazer em cada momento da tua produção de conteúdos
- Convertes mais facilmente seguidores em clientes
Concluindo…
Participar num programa de mentoria de escrita para negócios permite-te partilhar dúvidas, medos e objetivos. Além disso, tens o apoio de alguém mais experiente do que tu na implementação de um método. Isso vai-te ajudar a avançar mais rapidamente e, consequentemente, a conseguir fechar mais vendas.
Então, se te sentes perdida, sem saber por onde começar para criares conteúdos que te aproximem do teu cliente ideal; se queres ganhar clareza acerca daquilo que deves partilhar com a tua audiência; ou, então, se te sentes insegura, porque produzes conteúdos sem uma estratégia clara, sem um plano, sem um propósito claro, um processo de mentoria pode ajudar-te.
O compromisso que vais criar com o teu mentor vai aumentar os teus níveis de confiança e, à medida que vais avançando no processo e vendo o que és capaz de fazer, vais perceber que, afinal, não é assim tão difícil como pensavas.
É que tu podes não acreditar, mas há pessoas que estão à tua espera, à espera daquilo que tens para partilhar com elas.
Se quiseres a minha ajuda, é só entrares em contacto comigo para marcarmos uma sessão estratégica gratuita para acertarmos os detalhes.
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