Manual de Comunicação Escrita: a ferramenta para conteúdos consistentes
A comunicação é essencial para o desenvolvimento da tua marca. Criar um negócio é muito mais do que abrires as portas do teu espaço (físico ou digital). Para teres clientes tens de chegar até eles, mostrar aquilo que tens para lhes oferecer e ainda garantir que a tua oferta é diferenciada.
Como é que podes fazer isso?
Mostrando-lhes a mudança que podem sentir na sua vida depois de usufruírem dos teus produtos ou serviços.
Para fazeres isto, precisas de comunicar.
E a tua comunicação tem de ser consistente. Os teus clientes e potenciais clientes têm de saber que é a tua marca que está por detrás daquele site, daquele artigo, daquele post ou daquele vídeo, mesmo quando o teu logotipo não aparece.
É aqui que entra a identidade da tua marca.
A importância da identidade da tua marca na tua comunicação
Podes conseguir transmitir a identidade da tua marca através do branding – das cores, das texturas, das imagens, do lettering -, mas deves também transmitir a identidade da tua marca através das palavras que escolhes para fazerem parte da tua mensagem.
Para te ajudar a manteres a voz e a mensagem da tua marca consistentes, bem como a qualidade dos teus conteúdos e a identidade da tua marca como um todo, podes criar um Manual de Comunicação Escrita.
O que é um Manual de Comunicação Escrita?
Um Manual de Comunicação Escrita é um guia com linhas orientadoras para uma produção de conteúdos mais coerente e harmoniosa.
Dele fazem parte itens como:
- Retrato do teu cliente ideal
- Missão
- Posicionamento
- Valores da tua marca
- Exemplos de boas práticas
Porque é que todas as marcas devem ter um guia orientador para a produção de conteúdos?
Ao construíres um Manual de Comunicação Escrita para a tua marca estás a ganhar tempo e qualidade na tua produção de conteúdos, enquanto garantes um fio condutor na construção da identidade da tua marca.
Assim, num só documento, reúnes os pontos que norteiam a tua comunicação escrita. Isto vai facilitar a adoção de boas práticas, trazendo consistência aos teus conteúdos e à tua mensagem.
Teres um Manual de Comunicação Escrita para a tua marca, vai permitir-te:
- Produzir conteúdos com foco no teu cliente ideal;
- Definir a atitude da tua marca face ao teu cliente ideal;
- Identificar a voz da tua marca e formas de a aplicar nos teus conteúdos;
- Identificar (e colmatar) fragilidades na forma como comunicas;
- Reunir vocabulário específico da tua área de atuação;
- Evitar os erros gramaticais mais comuns;
- Delegar algumas tarefas dentro do teu negócio sem perda de identidade e garantindo que se mantêm as linhas principais da identidade da tua marca.
É por estas razões que ofereço um Manual de Comunicação Escrita personalizado às minhas clientes de Escrita para Websites. Assim, ficam com um guia orientador para toda a sua produção de conteúdos.
Como criar um Manual de Comunicação Escrita?
Agora que já sabes porque é que é importante criares o teu Manual personalizado, há alguns pontos essenciais que deves ter em consideração na criação de um Manual de Comunicação Escrita, nomeadamente valores, missão, posicionamento e cliente ideal.
Para chegares a cada um desses pontos, responde às seguintes questões:
- Qual é a missão da tua marca?
- O que é que torna a tua marca única?
- O que é que a tua marca defende? Quais são os teus valores?
- O que é que queres que as pessoas pensem de ti e do teu trabalho?
- Quem é o teu cliente ideal?
- Quem é a tua concorrência? Como é que eles comunicam?
- Como é que comunicas tudo isto à tua audiência? Que tipo de linguagem usas? Que frases/expressões mais utilizas? Qual o estilo de comunicação da tua marca?
- Quais são as palavras mais usadas na tua área de atuação?
Podes também fazer este exercício para refletires um pouco mais sobre a personalidade da tua marca.
Depois, é estruturares cada um dos pontos que devem constar do Manual e criares um documento de fácil consulta. Para te facilitar o trabalho, preparei-te este . Está pronto a usar.
Concluindo…
Para atraíres clientes para o teu negócio precisas de comunicar.
O Manual de Comunicação Escrita vai ajudar-te a fazê-lo de forma consistente e com qualidade.
Para tal, deves ter em consideração aspetos como: valores, missão, posicionamento e, claro, o teu cliente ideal.
Este documento não serve apenas para te guiar na produção de conteúdos para o teu blog ou para as tuas redes sociais. Ele vai ser a base para toda a tua produção de conteúdos (vídeos, podcasts, infográficos, ebooks, propostas, emails…).
Agora, diz-me, achas que a criação de um guia assim te pode ajudar a levares a tua marca às pessoas certas? Se precisares de apoio na criação do teu manual personalizado, escreve-me! Vou adorar conhecer a tua marca ao detalhe!
Olá Silvia, li as suas dicas e gostei muito. Eu tenho um atelier para crianças, uma espécie de atl mas com o objectivo de se poder criar e aprender coisas diferentes. Sou designer gráfica mas neste momento tenho dificuldades em comunicar com o meu publico.
Preciso de publicidade mas nao sei por onde começar. Obrigada
Olá, Elsa. Obrigada pelo comentário! O ponto de partida é sempre o nosso cliente ideal. Quem é ele? De que é que ele precisa? Como é que aquilo que tenho para lhe oferecer vai ao encontro daquilo que ele precisa? Onde é que ele está (online e offline)? Estudarmos o nosso cliente ideal, os seus desejos, necessidades, dores e frustrações é a base de tudo. Só assim nos podemos conectar verdadeiramente com ele e falar-lhe ao coração. Já estudaste bem o teu cliente ideal?
Tenho aprendido muito e este artigo não é exceção. Obrigada
Fico muito feliz por este artigo ter ajudado! Que outros temas gostarias que tratasse?
Muito grata por este valioso artigo, Sílvia! Deu- me muito mais clareza de como posso estruturar os meus conteúdos. Deste mesmo aquelas dicas de ouro que eu preciso para me facilitar a criação do posicionamento de valor para o meu negócio em evolução. Imensamente grata pelo teu trabalho!
Obrigada eu, Lilia, pelo comentário e por fazeres parte do meu percurso. É um prazer ajudar outras marcas a crescer.