A comunicação é essencial para o desenvolvimento da tua marca. Criar um negócio é muito mais do que abrires as portas do teu espaço (físico ou digital). Para teres clientes tens de chegar até eles, mostrar aquilo que tens para lhes oferecer e ainda garantir que a tua oferta é diferenciada.

Como é que podes fazer isso?

Mostrando-lhes a mudança que podem sentir na sua vida depois de usufruírem dos teus produtos ou serviços.

Para fazeres isto, precisas de comunicar.

E a tua comunicação tem de ser consistente. Os teus clientes e potenciais clientes têm de saber que é a tua marca que está por detrás daquele site, daquele artigo, daquele post ou daquele vídeo, mesmo quando o teu logotipo não aparece.

É aqui que entra a identidade da tua marca.

A importância da identidade da tua marca na tua comunicação

Podes conseguir transmitir a identidade da tua marca através do branding – das cores, das texturas, das imagens, do lettering -, mas deves também transmitir a identidade da tua marca através das palavras que escolhes para fazerem parte da tua mensagem.

Para te ajudar a manteres a voz e a mensagem da tua marca consistentes, bem como a qualidade dos teus conteúdos e a identidade da tua marca como um todo, podes criar um Manual de Comunicação Escrita.

Mulher a trabalhar a partir de casa, ao computador, prepara o manual de comunicação escrita para a sua marca.

O que é um Manual de Comunicação Escrita?

Um Manual de Comunicação Escrita é um guia com linhas orientadoras para uma produção de conteúdos mais coerente e harmoniosa.

Dele fazem parte itens como:

  • Retrato do teu cliente ideal
  • Missão
  • Posicionamento
  • Valores da tua marca
  • Exemplos de boas práticas

Porque é que todas as marcas devem ter um guia orientador para a produção de conteúdos?

Ao construíres um Manual de Comunicação Escrita para a tua marca estás a ganhar tempo e qualidade na tua produção de conteúdos, enquanto garantes um fio condutor na construção da identidade da tua marca.

Assim, num só documento, reúnes os pontos que norteiam a tua comunicação escrita. Isto vai facilitar a adoção de boas práticas, trazendo consistência aos teus conteúdos e à tua mensagem.

Teres um Manual de Comunicação Escrita para a tua marca, vai permitir-te:

  • Produzir conteúdos com foco no teu cliente ideal;
  • Definir a atitude da tua marca face ao teu cliente ideal;
  • Identificar a voz da tua marca e formas de a aplicar nos teus conteúdos;
  • Identificar (e colmatar) fragilidades na forma como comunicas;
  • Reunir vocabulário específico da tua área de atuação;
  • Evitar os erros gramaticais mais comuns;
  • Delegar algumas tarefas dentro do teu negócio sem perda de identidade e garantindo que se mantêm as linhas principais da identidade da tua marca.

É por estas razões que ofereço um Manual de Comunicação Escrita personalizado às minhas clientes de Escrita para Websites. Assim, ficam com um guia orientador para toda a sua produção de conteúdos.

Equipa de empreendedoras debate manual de comunicação escrita para a marca.

Como criar um Manual de Comunicação Escrita?

Agora que já sabes porque é que é importante criares o teu Manual personalizado, há alguns pontos essenciais que deves ter em consideração na criação de um Manual de Comunicação Escrita, nomeadamente valores, missão, posicionamento e cliente ideal.

Para chegares a cada um desses pontos, responde às seguintes questões:

  1. Qual é a missão da tua marca?
  2. O que é que torna a tua marca única?
  3. O que é que a tua marca defende? Quais são os teus valores?
  4. O que é que queres que as pessoas pensem de ti e do teu trabalho?
  5. Quem é o teu cliente ideal?
  6. Quem é a tua concorrência? Como é que eles comunicam?
  7. Como é que comunicas tudo isto à tua audiência? Que tipo de linguagem usas? Que frases/expressões mais utilizas? Qual o estilo de comunicação da tua marca?
  8. Quais são as palavras mais usadas na tua área de atuação?

Podes também fazer este exercício para refletires um pouco mais sobre a personalidade da tua marca.

Depois, é estruturares cada um dos pontos que devem constar do Manual e criares um documento de fácil consulta. Para te facilitar o trabalho, preparei-te este template para criares o teu próprio Manual de Comunicação Escrita. Está pronto a usar.

Concluindo…

Para atraíres clientes para o teu negócio precisas de comunicar.

O Manual de Comunicação Escrita vai ajudar-te a fazê-lo de forma consistente e com qualidade.

Para tal, deves ter em consideração aspetos como: valores, missão, posicionamento e, claro, o teu cliente ideal.

Este documento não serve apenas para te guiar na produção de conteúdos para o teu blog ou para as tuas redes sociais. Ele vai ser a base para toda a tua produção de conteúdos (vídeos, podcasts, infográficos, ebooks, propostas, emails…).

Agora, diz-me, achas que a criação de um guia assim te pode ajudar a levares a tua marca às pessoas certas? Se precisares de apoio na criação do teu manual personalizado, escreve-me! Vou adorar conhecer a tua marca ao detalhe!