A tua marca evoluiu e o teu site já não te representa? Chegou o momento de o atualizares.

Quando a nossa marca evolui, a nossa comunicação tem de seguir o mesmo caminho. Muitas vezes, isso envolve a criação de uma nova identidade gráfica e a atualização do site. E nesta atualização tem de entrar, obrigatoriamente, a atualização dos conteúdos.

Afinal, a evolução tem de ser evidente em todos os elementos de comunicação e nenhum diz mais de ti e da tua marca do que as palavras que escolhes para te representarem.

Neste artigo, apresento-te 9 formas fáceis para atualizares o teu site e o tornares o reflexo daquilo que a tua marca é hoje.

(Preferes ouvir em vez de ler?)

A imagem da tua marca tem cada vez mais importância e, para que essa imagem seja coerente e harmoniosa, o teu site deve fazer parte dela.

Por isso, com o crescimento da tua marca, é natural que sintas que o teu site já não reflete quem tu és neste momento.

O que é que já aprendeste entretanto? Que novos serviços tens? Será que o teu cliente ideal ainda é exatamente o mesmo?

Estas são algumas perguntas que te podes fazer para saberes se é o momento de atualizares o teu site.

Vamos agora ver o que podes fazer para que o teu site seja um reflexo da essência da tua marca no momento atual.

Como renovar o teu site: 9 formas fáceis

1. Atualizar

Verifica se tudo no site representa o que a tua marca é este momento e aquilo que ofereces agora. Todos os elementos que compõem o teu site devem contar uma história que reflete os teus valores e o teu posicionamento: o design, as fotografias e, claro, os conteúdos.

2. Clarificar

Garante que os conteúdos estão claros. Certifica-te de que és específica em relação àquilo que fazes e para quem fazes. Mostra por que razão aquilo que tu fazes – e como fazes – é importante para o teu cliente ideal e como é que as pessoas podem começar a trabalhar contigo.

Mãos de mulher ao computador a atualizar site.

3. Humanizar

Escolhe palavras que revelem a tua personalidade. A página Sobre é um ótimo local para humanizares a tua marca e potenciares a criação de uma relação de empatia com o teu cliente ideal. Pergunta-te: aquilo que está escrito no meu site é algo que diria a um potencial cliente numa conversa frente a frente? Se não, reformula.

4. Simplificar

Quanto mais simples e diretos forem os teus conteúdos, mais fácil será lê-los. Dá preferência a uma escrita simples, com linguagem acessível e poucas palavras.

5. Demonstrar

Não digas ao visitante do teu site porque é que ele deve confiar em ti e no teu trabalho. Mostra-lhe. Coloca testemunhos em todas as tuas páginas e partilha casos de estudo e histórias de sucesso que evidenciem o que ganham as pessoas que trabalham contigo.

6. Destacar

O que é mais importante que o visitante do teu site saiba sobre ti e sobre a tua marca? Se só pudesses dizer-lhe uma coisa, o que seria? Para que o teu site reflita a essência da tua marca, é importante que os conteúdos deixem claro aquilo que te diferencia. Pode ser a tua experiência, a tua história, o teu método de trabalho… Aposta forte nos elementos da tua história e da história da tua marca que podem criar mais conexão com o teu cliente ideal.

Consultora de imagem ao computador atualizar site.

7. Empatizar

Certifica-te de que os conteúdos do teu site exploram a jornada do teu cliente ideal. Qual é o seu principal desafio? Mostra-lhe que o compreendes, quer seja porque já estiveste na mesma situação, quer seja porque já ajudaste outras pessoas como ele.

8. Iluminar

Revê os testemunhos dos teus clientes, os comentários às tuas publicações nas redes sociais, as mensagens que trocas com a tua audiência ou faz mesmo questionários e sondagens para perceberes o que é que o teu cliente ideal mais valoriza. Usa a mesma linguagem que ele para tornares os teus conteúdos mais próximos.

9. Contratar um copywriter

Não tens de fazer tudo sozinha. Se não sabes bem como aplicar estas sugestões ou, simplesmente, não queres investir o teu tempo a fazê-lo, pedir ajuda pode ser a melhor opção para ti. Ao entregares a atualização dos conteúdos do teu site a um profissional, entre outras boas razões, ficas com tempo para te dedicares às áreas mais importantes do teu negócio e garantes que o trabalho fica (bem) feito.

Concluindo…

A forma como o teu potencial cliente perceciona a tua marca depende de vários fatores e o teu site é, sem dúvida, um deles.

Por isso, se achas que o teu site já não reflete a identidade atual da tua marca, talvez esteja no momento de o atualizares.

Para tal:

  • Atualiza os teus conteúdos de acordo com aquilo que a tua marca é e faz agora;
  • Clarifica o que fazes e para quem fazes agora;
  • Humaniza a forma como escreves;
  • Simplifica a linguagem;
  • Demonstra os resultados que ex-clientes já conseguiram;
  • Destaca o que tens de melhor;
  • Empatiza para criares uma relação de proximidade;
  • Ilumina a forma como apresentas a tua oferta;
  • Contrata um profissional para te ajudar a criar uma mensagem impactante.

Agora que já ficaste a saber 9 formas de tornares o teu site mais atual, diz-me, qual vai ser a primeira sugestão que vais pôr em prática?

Se tiveres alguma dúvida, já sabes, estou à distância de um email.