Queres finalmente avançar e criar site para a tua marca, mas quando pensas nisso parece-te sempre uma tarefa interminável, que só te traz ansiedade, porque são muitas peças para juntar? Como empreendedora ou freelancer já tens tantas responsabilidades, que encaixar mais uma parece impossível, não é?

Uma coisa é verdade: são muitas peças para juntar, mas neste artigo vamos ver como é que podemos fazer isso de uma forma um bocadinho mais leve.

Para tal, vou partilhar contigo 3 estratégias práticas para tornares o processo de criar o teu site mais leve e eficiente, sem te sentires constantemente sobrecarregada.

A trabalhar por conta própria, provavelmente és tu que fazes tudo dentro do teu negócio (ou quase!) e, por isso, já tens coisas mais do que suficientes para gerir no teu dia a dia. Então, “criar site” surge muitas vezes como aquela tarefa que vais adiando para quando “tiveres tempo”, especialmente por te parecer demorada e complexa.

Às vezes, a tendência é mesmo ficarmos à espera que chegue a altura certa, que o site passe a ser uma prioridade para nós, para conseguirmos levar então esta tarefa do início ao fim. Mas será que esta é, de facto, a estratégia certa?

E se pudesses antes dividir essa tarefa – que, na verdade, é mais um projeto do que uma tarefa – em pequenos passos que pudesses encaixar na tua agenda? Etapas fáceis de gerir que te permitam ir avançando com orientação e confiança e sem perderes o fio à meada.

Então, o objetivo aqui é mostrar-te que, com o planeamento certo, podes tornar este processo mais fluido e ver resultados sem te afogares em mais uma tarefa “gigante”.

Vamos ver como?

3 Estratégias Simples para Encaixar a Tarefa “Criar Site” na Tua Agenda

1. Definir Prioridades Claras

Antes de começares a criar o teu site, identifica o que é realmente prioritário para ti definir ou clarificar. Há algum ponto que não esteja bem claro para ti quando pensas na criação do teu site e que te pode criar resistência quando pensas em avançar? Refiro-me aqui a coisas concretas, diretamente relacionadas com aquilo que queres pôr no site.

Podemos estar a falar da tua mensagem, se não tens a certeza de qual é bem a mensagem que queres passar, não estás certa se a forma como como queres passar essa mensagem é a mais correta ou se não sabes muito bem como estruturar essa mensagem. Pode ser também o teu cliente ideal – não estás certa de quem são as pessoas para quem queres falar e as pessoas com quem queres trabalhar e queres explorar isso um bocadinho mais a fundo. Ou então pode ser, por exemplo, a tua oferta. Talvez não tenhas a certeza de que os serviços que tens agora são os serviços certos para aquelas pessoas. Ou também podes querer perceber um bocadinho melhor como é que podes tornar a tua oferta mais atrativa para as tuas pessoas.

Por tudo isto, antes de começares, pergunta-te:

  • Será que preciso primeiro de clarificar a minha mensagem?
  • Estou segura da minha oferta ou ainda tenho dúvidas sobre o meu cliente ideal?

Identificar o que te está a bloquear vai ajudar-te a avançar com mais clareza e menos resistência.

2. Planear para Conquistar

Não precisas de reservar semanas inteiras para trabalhar no teu site, mas a verdade é que, se não estiveres disposta a delegar o webdesign e/ou a escrita do copy, vais mesmo ter de criar tempo para te dedicares a este projeto de criar o site.

Mas, como te disse, não tens de fazer tudo de uma vez. Aliás, isso pode até ser contraproducente.

Em vez disso, experimenta reservar pequenos blocos de tempo, como 25 minutos por dia (a técnica do Pomodoro é ótima para isto). Ao longo de uma semana, vais ficar surpreendida com o quanto consegues avançar, sem que pareça uma missão impossível.

E esta estratégia dos blocos de tempo é uma estratégia que te sugiro não só para a criar o site, mas para tudo aquilo que tu faças no teu negócio. É esta estratégia que usamos também nas Sessões de Escrita para Empreendedoras, porque é, de facto, uma estratégia muito eficaz e simples de usar.

3. Utilizar Ferramentas e Recursos que Facilitam

Teres à tua disposição ferramentas, guias, grelhas e templates pode simplificar imenso o processo de planear e criar o teu site. Não tens de inventar a roda. No Desafio 7 Passos para um Site que Ajuda a Vender, por exemplo, dou-te guiões e grelhas que ajudam a estruturar o site de forma simples e eficiente. O objetivo é que avances com confiança, sabendo exatamente o que fazer em cada etapa.

Resumindo…

Podes tornar a criação do teu site mais simples.

Criar um site pode ser uma tarefa desafiante, mas não precisa de ser impossível. Com as estratégias certas – definir prioridades, trabalhar em pequenos blocos de tempo e utilizar as ferramentas adequadas – podes encaixar esta tarefa na tua rotina sem te sobrecarregar.

Porque tu sabes que o site é uma plataforma essencial para o teu negócio, é algo que te pertence e que, a longo prazo, pode trazer-te mais retorno do que qualquer rede social.

Se estás a sentir que a criação ou reformulação do teu site é algo que tens adiado por falta de tempo ou clareza, este é o momento de mudar isso.

O Desafio 7 Passos para um Site que Ajuda a Vender foi pensado exatamente para empreendedoras como tu. Ao longo de 21 dias, vais seguir um passo a passo simples e claro, ao teu próprio ritmo, com o meu apoio direto por email sempre que sentires necessidade.

Vamos tornar a tarefa de criar o teu site numa experiência fluida e sem complicações?

Podes conhecer todos os detalhes do Desafio aqui.

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