Escrever para Vender Online: A Arte de Transformar Seguidores em Clientes
Quando começaste o teu negócio, provavelmente aconteceu-te o mesmo que a mim: descobriste que para ter um negócio sustentável irias ter de fazer mais do que simplesmente entregar um serviço.
E escrever fazia parte do pacote. Publicações nas redes sociais, descrições de serviços, e-mails para clientes e potenciais clientes…. Escrever tornou-se um dos teus trabalhos diários (ou quase).
E se gostas de escrever, até pode parecer natural pensar: “Eu sei escrever e até gosto, então não preciso de ajuda para criar conteúdos nem para escrever os textos do meu site.”
Isto faz sentido.
Saber escrever é um ótimo ponto de partida, e já te dá a capacidade de colocar ideias no papel, transmitir emoções e conectar-te com as pessoas.
Mas… será que só isso é suficiente para transformar leitores e seguidores em clientes?
O que significa realmente Escrever para Vender Online?
Escrever para vender online não é tanto sobre colocar palavras bonitas ou inspiradoras no papel. É muito mais sobre alinhar o que escreves às necessidades, dores e desejos de quem te lê. É criar uma mensagem que vai além da mera informação ou inspiração e torná-la persuasiva, sem deixar de ser autêntica.
Com um texto bonito e inspirador geras admiração e comentários como “É mesmo isso” ou “Gosto tanto do que escreves”, mas com um texto estratégico geras ação.
E quando falamos de escrever para vender online, é isso que queremos – ação.
O que queremos são, por exemplo, frases que tocam diretamente nas dificuldades, desafios e desejos que o teu potencial cliente sente no seu dia a dia e que mostram, de forma clara, como tu – e só tu – os podes ajudar.
Uma comunicação que te ajuda a alcançar os teus objetivos de negócio é feita de várias “peças” e os textos para vender, no caso das marcas pessoais, são tanto mais eficazes quanto a relação de confiança que conseguires estabelecer com a tua audiência.
É por isso que, se queres tornar as tuas vendas online mais eficazes, leves e genuínas, deves investir numa comunicação intencional e estratégica. Assim, será mais fácil destacares-te no meio de tantas outras pessoas que fazem (quase) o mesmo que tu e criar um relacionamento genuíno com o público certo – aquele que valoriza o que ofereces e que está pronto para investir.
Este trabalho estratégico requer:
- Empatia: Compreender profundamente as dores, desejos e objeções das tuas pessoas.
- Clareza: Garantir que a tua mensagem é compreendida facilmente e ressoa com quem a lê.
- Foco nos resultados: Conduzir o leitor a uma ação específica, seja preencher um formulário, agendar uma sessão ou adjudicar um serviço.
Só Saber Escrever Não Basta. Porquê?
Imagina isto: escreves um email ou um texto para o teu site. Está bem escrito, é informativo, útil e reflete a tua paixão pelo que fazes. Mas os resultados ficam aquém do esperado.
Porquê?
Porque a mensagem que estás a passar pode não estar alinhada com o que as tuas pessoas precisam de ouvir para confiar em ti e dar o próximo passo. Ou então porque o conteúdo não segue todos os passos necessários para gerar atenção, confiança e vontade de avançar naquele momento específico.
E, ao continuares a acreditar que saber escrever bem é suficiente, corres o risco de investir tempo, energia e até mesmo dinheiro em conteúdos que não se refletem em clientes, sobretudo quando estamos a falar de textos cuja função principal devia ser exatamente essa – vender e trazer-te clientes. Refiro-me às páginas de serviços do teu site, a páginas de venda, a emails de venda e até a conteúdos de conversão para as redes sociais.
O que vem a seguir é fácil de prever: a frustração pode crescer a cada texto e isso vai acabar por se refletir na tua autoconfiança e motivação.
Não queremos isso!
Então, o que podes fazer para ter textos que te ajudam a vender online?
Uma boa notícia para ti: não é preciso complicar nem sacrificar a tua autenticidade. Com as estratégias certas e um feedback direcionado, podes fazer mudanças significativas aos teus textos e começar a ver os resultados que sempre quiseste.
A Minha Proposta: Adota uma Nova Perspetiva
Como seria ter textos que soam como tu, mas que também trabalham para ti? Um site ou um email que:
- Capta a atenção.
- Mostra o valor único do teu trabalho.
- Inspira confiança.
- E leva as tuas pessoas à ação que desejas – seja comprar, agendar uma sessão ou entrar em contacto contigo.
É isto que o Clube de Escrita para Negócios te possibilita. Um espaço colaborativo, com sugestões práticas e personalizadas para o teu negócio, para saberes exatamente o que fazer para que os teus textos trabalhem para ti e te ajudem a vender online.
As sessões do Clube de Escrita para Negócios são o ponto de partida ideal para empreendedoras conscientes, como tu, que querem uma mensagem clara que as ajude a atrair clientes alinhados, sem recorrer a fórmulas de venda agressivas nem a truques de manipulação.
Por um valor simbólico, apresentas os teus textos e recebes o feedback de uma copywriter certificada (eu!) que, depois, só terás de implementar.
As sessões são online e acontecem uma vez por mês, para um grupo muito restrito de participantes (máximo 5 vagas por sessão).
Próximo Passo
Agora, tens duas opções.
Podes continuar a acreditar que só escrever bem é suficiente e os desafios que enfrentas provavelmente vão persistir:
- Insegurança ao clicar no botão publicar.
- Frustração por sentires que o teu valor não está a ser reconhecido.
- A sensação de que estás a perder oportunidades.
Ou podes aproveitar uma das sessões mensais do Clube para que, com o suporte certo, ganhes confiança e clareza na tua comunicação e, assim, possas ter cada vez mais clientes e gerar o impacto que desejas.
Pronta para vender mais com menos esforço?
Não precisas de continuar a adiar a ajuda de um copywriter. Por apenas 9€ podes fazer mudanças significativas na tua comunicação e, com isso, começar a ver os resultados que tu e o teu negócio merecem.
Reserva já o teu lugar na próxima sessão do Clube de Escrita para Negócios!