Copywriting: 7 dicas para um site que converte visitantes em clientes
O teu site é o local ideal para criares uma linha condutora que guia os teus potenciais clientes até ao momento da compra. E o copywriting é o veículo ideal para te ajudar nisso.
O copywriting é uma técnica de escrita que tem como principal objetivo a conversão, ou seja, levar um potencial cliente a realizar uma determinada ação que irá, eventualmente, culminar com uma venda.
Já te falei detalhadamente sobre os benefícios desta técnica para o teu negócio neste artigo.
Agora, trago-te 7 dicas para que consigas criar conteúdos que convertem visitantes do teu site em clientes.
Muitas vezes, o teu site é um dos primeiros pontos de contacto entre a tua marca e um potencial cliente. Mesmo aquelas pessoas que te contactam pelas redes sociais, provavelmente, quererão também visitar o teu site (se é que não o fizeram já!).
O teu site é um potenciador da tua credibilidade e é exatamente por isso que deves dedicar a tua atenção a tudo aquilo que o compõe. Mas a tua atenção deve focar-se, sobretudo, nas palavras que escolhes para transmitires a tua mensagem, ou seja, no copy.
Muitas vezes, quando pensamos em construir um site, pensamos automaticamente em questões técnicas ligadas à programação e ao webdesign. E bem, porque tudo isso é importante e a imagem também vende.
Porém, o que vende mais é a tua mensagem. E esta constrói-se com técnicas de storytelling e copywriting.
Usa o copywriting para criares uma linha condutora que guia os teus potenciais clientes até ao momento da compra.
A menos que prestes um serviço de webdesign (e até aí as palavras são necessárias), é o que está escrito no teu site que vende. O que está escrito sobre ti, sobre os teus valores, sobre a tua marca, sobre o teu posicionamento, sobre aquilo que tens para oferecer. São as palavras que estão no teu site que conquistam clientes. Ou não.
Sim, as palavras que escolhes para transmitir a tua mensagem e comunicares o teu propósito ao teu cliente ideal têm o poder de o atrair para ti e o fazer identificar-se com a tua marca.
Como tal, para construíres um site com uma mensagem poderosa, capaz de converter visitantes em clientes, há alguns pontos essenciais que deves ter em consideração e é sobre cada um deles que te vou falar em seguida.
7 Dicas de copywriting para escreveres conteúdos que convertem visitantes do teu site em clientes
1. Conhece bem o teu cliente ideal ou a tua persona
Só podes falar diretamente com o teu cliente ideal se souberes quem ele é e quais as suas dificuldades, frustrações, problemas, sonhos e objetivos.
Para isso, é importante que construas o perfil do teu cliente ideal. Tens várias técnicas à tua disposição, mas todas passam por responderes a questões como:
- É homem ou mulher?
- Que idade tem?
- Como é um dia típico na sua vida?
- Quais os seus valores?
- Quais são os seus hobbies?
- Que marcas/personalidades admira?
- Qual é a sua maior dificuldade, desafio ou frustração atual relacionada com a tua área de atuação?
- De que forma é que o teu produto/serviço o ajudaria a superar esse problema/desafio?
- Quais são os seus objetivos (pessoais e profissionais)?
- Qual é o seu maior sonho?
- Quais são os seus medos?
2. Analisa a tua concorrência
O teu posicionamento, ou seja, a forma como te assumes perante o teu público-alvo e perante o mercado em que atuas deve ter em consideração a tua concorrência.
Analisa a forma como ela se posiciona e as palavras-chave que usa para atrair o seu cliente ideal. Para estudares as palavras-chave podes usar este site.
Qual é o seu fator diferenciador e como é que tu podes acrescentar valor àquilo que já existe.
3. Identifica e enaltece os benefícios dos teus serviços/produtos
Pensa naquilo que tens para oferecer ao teu cliente ideal. Responderes “serviços de coaching” ou “aulas de yoga”, por exemplo, não é suficiente. Isso pouco ou nada vai dizer ao teu potencial cliente acerca do que tens para ele. O que é que nesta resposta o faria escolher-te a ti se já há tantos coaches e professores de yoga no mercado?
Pois…
Pensa antes naquilo que ele ganha ao contratar os teus serviços.
Falares dos resultados que proporcionas ao teu cliente é mais importante do que falares sobre o meio através do qual o ajudas a alcançar esses resultados.
4. Usa uma linguagem clara
A linguagem que usas deve ser simples e clara. Ao ler a descrição dos teus serviços/produtos, o teu potencial cliente tem de ficar a saber exatamente aquilo que esses serviços/produtos lhe vão proporcionar. Mesmo que a tua área de negócio seja muito técnica, não caias na tentação de usares linguagem muito específica para demonstrares autoridade. Quanto mais conheceres o teu cliente ideal, mais fácil será ajustares a tua forma de comunicar.
5. Define a voz da tua marca e sê-lhe fiel
Quais são as características da tua marca? Se a tua marca fosse uma pessoa, como a descreverias? Ou, melhor ainda, como é que os teus clientes a descreveriam?
São estas características que vão determinar o tom de voz da tua marca. E este tom de voz deve estar presente em toda a tua comunicação – desde o teu site até a um simples email.
A definição do tom de voz de uma marca é um passo muito importante em toda a tua estratégia de marketing e é por isso que ofereço um Manual de Comunicação Escrita nos trabalhos de escrita para websites que desenvolvo.
6. Define as Call to Action – CTA (em português, chamada à ação)
O que é que o visitante do teu site deve fazer a seguir?
Todas as páginas do teu site devem ter uma CTA clara que o vai guiando através do site. Tem atenção à quantidade de botões de CTA que colocas em cada página, pois vários botões acabam por distrair o visitante daquilo que tu queres que ele faça. À exceção da homepage, as restantes páginas devem, idealmente, ter apenas um botão de CTA ou, no máximo, um botão principal e um secundário. É aqui que o copywriting é realmente posto à prova.
7. Testa o copy
Por último, mostra os conteúdos que preparaste para o teu site a outra pessoa e pede-lhe para responder às seguintes questões em relação a cada uma das páginas principais:
- O que ofereço?
- Para quem ofereço?
- O que me distingue?
- Qual o próximo passo a dar?
Se a pessoa demorar muito a responder, é porque, provavelmente, o copy não está suficientemente claro nem cumpre o seu propósito, ou seja, esclarecer o visitante de que está no sítio certo.
Concluindo…
Para que o teu site converta visitantes em clientes, aposta na construção de uma mensagem impactante que reflita os valores da tua marca.
Nota que a construção da tua mensagem implica muito mais do que conhecer o teu negócio e saber escrever.
Implica:
- Conhecer a fundo o teu cliente ideal e uma pesquisa apurada de forma a que as palavras que usas apelem diretamente às emoções das pessoas que queres atrair para o teu negócio;
- Estudar os benefícios que os teus serviços/produtos têm na vida do teu cliente ideal e traduzi-los nas palavras certas;
- Criar uma linha condutora que, no caso do teu site, guia o visitante por tudo aquilo que faz da tua marca um projeto único até ao momento em que ele se torna teu cliente.
É tudo isto que deve estar na base do copywriting.
Portanto, para conseguires tudo isto de forma fluida e eficaz no teu site, estuda o teu cliente ideal e a tua concorrência, foca a tua comunicação nos benefícios do teu serviço/produto, usa uma linguagem apelativa e próxima do teu cliente ideal e chamadas à ação claras e estratégicas.
O que achaste deste artigo? Estas dicas ajudaram-te a saber o que tens de fazer para conseguires mais clientes através dos conteúdos do teu site? Se tiveres alguma questão ou quiseres dar a tua opinião sobre este tópico, deixa-me o teu comentário.
Se precisares de apoio adicional na criação do copy e conteúdos para o teu site, escreve-me para geral@silviavalente.pt.
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To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
favoritos para ler depois com calma outras postagens.
Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
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Obrigada pelo comentário e pela sugestão, Márcio.