“Porque é que hei de pagar a alguém para escrever os textos do meu site se eu sei escrever e posso fazer isso sozinha?” – Se já disseste isto a ti mesma, há outras empreendedoras que pensam como tu.

Muitas acreditam que, pesquisando um pouco do conteúdo disperso por essa internet fora e seguindo dicas gratuitas, conseguem reunir a informação necessária para escreverem os conteúdos do seu próprio site.

E eu compreendo. Afinal, nos dias de hoje e à velocidade com que se partilha informação, é mesmo possível encontrar (quase) tudo online.

Mas será que isso basta para escrever palavras que trazem clientes com quem é bom trabalhar?

Confiantes nas suas capacidades, estas empreendedoras bloqueiam tempo na sua agenda, primeiro para encontrarem a informação de que precisam e, depois, escreverem finalmente os textos para o seu site.

E até descobrem o que deve constar da homepage ou da página Sobre.

No meio de todas as pesquisas, ficam ainda a saber que devem privilegiar os benefícios em vez das características dos seus serviços ou produtos e que quanto mais específicas forem na sua comunicação, melhor.

Benefícios, check. Especificidade, check.

E, então, seguras de que já têm o que precisam, abrem um documento no Word onde vão escrevendo – e apagando – palavras. Uma e outra vez. E mais uma e outra vez.

Finalmente, depois de muito escreve e apaga, chegam a uns textos que até lhes parecem (mais ou menos) bem e põem o site online.

Agora, resta esperar que comecem a chegar pedidos de contacto ou encomendas.

Mas o que acontece não é exatamente aquilo que esperavam.

Os pedidos de informação caem a conta-gotas e as encomendas não são as esperadas.

“O que será que está a faltar?”, perguntam-se.

E, entretanto, há algo precioso que estas empreendedoras estão a deixar escapar por entre os dedos: o seu tempo.

Tempo que podiam estar a dedicar aos seus clientes (aqueles que já lhes pagam as contas) e à visão estratégica para o seu negócio.

Eventualmente, a dada altura, algumas destas empreendedoras percebem que o melhor é pedir ajuda a um copywriter que lhes mostre o que está a faltar. Porque quando se tem uma visão externa é mais fácil identificar possíveis falhas e sugerir alternativas.

Felizmente, a Soraia percebeu que precisava de ajuda antes da maior parte dos empreendedores e procurou a minha ajuda.

Estávamos em pleno segundo confinamento devido à Covid-19.

O desafio

A Soraia é a pessoa por detrás da Pé de Laranja Eventos, trabalha em organização e gestão de eventos e entrou em contacto comigo para saber se a podia ajudar a descobrir o que podia fazer para pôr as coisas a mexer mesmo quando não podia trabalhar como gostaria, devido às restrições que havia na altura.

Marcámos uma Sessão Inicial Gratuita, sem compromisso, e em cerca de 30 minutos concluímos que podíamos fazer várias coisas. Porque há sempre alguma coisa que se pode fazer para mantermos a nossa marca perto do nosso cliente ideal.

O que fizemos

No caso da Soraia, o trabalho que fizemos passou por:

  • Fazer uma campanha de anúncios para divulgar um freebie como forma de aumentar a sua lista de emails;
  • Criar uma sequência de emails de boas-vindas para acolher estes potenciais clientes e dar-lhes a conhecer a marca da Soraia, os seus valores e a sua história;
  • Reescrever e reestruturar os conteúdos do site, tornando-os mais orientados para o cliente ideal e mais pessoais de modo a refletirem a essência da marca e o que de único ela tem para oferecer.

O que conseguimos

Com este trabalho, a Soraia não ficou só com mais contactos na sua lista de email, nem com um site novo, pronto para atrair o seu cliente ideal.

A Soraia ganhou confiança para comunicar o seu propósito. Ganhou motivação para continuar a lutar pelo seu sonho. Ganhou ideias novas e novas perspetivas de futuro. Para a sua marca e para si.

Faz-nos acreditar ainda mais nos nossos projetos.

Quando pedi ajuda à Sílvia para a escrita dos conteúdos do meu site, a minha marca estava a passar por uma reestruturação. Eu sentia-me insegura acerca de como transmitir os meus talentos e não sabia como destacar o que a minha marca tem de melhor. Logo no primeiro texto que ela me enviou, senti conexão. É profissional, é genuína e tem empatia pelas coisas que dizemos e sentimos. Faz-nos acreditar ainda mais nos nossos projetos com o storytelling que ajuda a construir para a nossa marca. Para mim, isso foi ouro!
Soraia Machado
Wedding Planner, Event Designer & Stylist

E tu, ainda estás naquele ponto em que queres fazer tudo sozinha ou já percebeste que chegas mais longe mais depressa com ajuda?

Se quiseres saber como te posso ajudar, faz como a Soraia e marca uma Sessão Inicial Gratuita. Afinal, não tens nada a perder.



Nota: É  possível que o copy originalmente escrito para o site da marca já tenha sido modificado pela proprietária, pelo que a Sílvia Valente não se responsabiliza por quaisquer alterações efetuadas ao copy inicialmente entregue.

A tua página Sobre atrai o teu cliente ideal?

Usa esta checklist gratuita para verificares se a tua página Sobre tem tudo o que precisa para criar empatia e atrair o teu cliente ideal.