Comunicação Autêntica e Clara: O Segredo para um Site que Conecta e Vende
Ter um negócio já deixou de ser sinónimo de ter de fazer tudo pelo negócio. Há cada vez mais pessoas, sobretudo mulheres, a criar negócios a partir da sua essência, dos seus valores, dons e talentos e daquilo em que acreditam. É por isso também cada vez mais comum que estas empreendedoras queiram estar presentes – e visíveis – na comunicação das suas marcas. Estas novas empreendedoras querem ter uma comunicação autêntica.
Mas, quando assim é, há um medo que surge com frequência:
E se, ao delegar a comunicação da minha marca ou ao fazer alterações para potenciar as vendas, a minha voz única e autêntica se perder? E se a minha marca deixar de ser um reflexo de quem eu sou?
Diz-me, já deste por ti a pensar isto?
Também tens medo de que, ao mexeres no teu site e mudares a forma como comunicas, isso possa significar que estás a abdicar de uma comunicação autêntica?
Neste artigo, partilho contigo a minha visão sobre este tópico e aponto-te caminhos para que possas aumentar o impacto do teu site (e de toda a tua comunicação) sem teres de abrir mão dos teus valores e da tua autenticidade.
Valorizar a essência
Pessoas compram de pessoas e, quando falamos de marcas pessoais, a identificação e a confiança que sentimos com quem está do outro lado é determinante para avançarmos – ou não – para a compra.
Então, sendo tu uma empreendedora consciente e com propósito que se preocupa com o impacto que causa nos outros e no mundo, deves mesmo investir numa comunicação autêntica, que reflita quem tu és.
Quanto mais os teus conteúdos – no teu site, nas redes sociais, nos teus emails ou propostas – estiverem alinhados contigo, mais fácil vai ser atrair pessoas com quem te identificas e com quem, à partida, vais adorar trabalhar.
Mas é aqui que surge uma dificuldade: será possível manter a autenticidade quando falamos de escrita para negócios em que o principal objetivo é converter?
Será que é possível melhorar a comunicação, tornando-a mais clara, mais assertiva e orientada para o nosso cliente ideal sem que, com isso, tenhamos de ceder à rigidez das fórmulas prontas e a um marketing tradicional e agressivo?
É o que vamos ver a seguir.
Ser autêntica e vender
A maior parte das empreendedoras receia que fazer alterações à sua comunicação no geral, e ao seu site em particular, possa comprometer a mensagem de autenticidade que quer passar. Além disso, muitas gostam de escrever e de se conectar com a sua audiência dessa forma. É por isso desafiante fazer alterações àquilo que criaram de dentro para fora e que reflete a sua visão.
Antes de mais, quero que saibas que sentires essa hesitação é natural.
Em negócios como os nossos, que resultam tantas vezes do nosso próprio percurso e experiência e que são uma extensão de quem somos, comunicar para vender pode parecer forçado.
Mas há uma coisa que talvez não estejas a ver: ao ser criada tão de dentro para fora, a tua comunicação pode não estar a ser suficientemente clara ou assertiva.
E, quando isto acontece:
- atrais clientes que não são o teu cliente ideal
- os visitantes do teu site saem sem pedir mais informações
- recebes bom feedback nas redes sociais, mas não consegues vender
E não sabes porquê.
Já pensaste que, por estares tão envolvida na tua própria marca, te pode faltar distanciamento para perceberes aquilo que podes melhorar para que a tua mensagem chegue mais facilmente aos teus clientes de sonho?
Então, se queres alcançar mais clientes com o teu site e, ao mesmo tempo, manter uma comunicação autêntica, vamos ver como podes mudar isto.
Alinhar Autenticidade e Clareza
Se queres manter (ou alcançar) a sustentabilidade financeira do teu negócio, já sabes que vender faz parte do jogo. Agora, sabe também que para que o teu site te ajude a vender não tens de abdicar dos teus valores nem de quem és.
Longe de diluir a essência da tua marca, ajustes cuidadosos e específicos no copy do teu site podem, na verdade, destacar a tua personalidade e potenciar o impacto que a tua marca pode ter.
Ou seja, uma comunicação autêntica não precisa de estar em conflito com uma comunicação clara.
Para tal, garante:
Uma Identidade Clara e Consistente:
Ao ajustares o copy do teu site, o teu foco deve ser clarificar a identidade da tua marca. Neste sentido, uma linguagem mais específica e coerente pode ajudar-te a comunicar de forma mais eficaz os teus valores e missão. Assim, crias uma base sólida para que potenciais clientes entendam o que podes fazer por eles e se conectem com a tua marca.
Uma Mensagem Humana:
A personalidade da tua marca está intrinsecamente ligada à forma como comunicas, já sabes. Para tal, inclui no teu site histórias pessoais (a página Sobre é o local ideal para isto, mas podes explorá-las também nos posts do teu blogue) ou uma linguagem mais informal para potenciares a conexão com o teu público. Estes pequenos ajustes não só preservam a tua autenticidade como ainda tornam a experiência dos visitantes mais envolvente e memorável.
Melhorias, Não Transformação:
A preocupação em perder autenticidade vem, muitas vezes, do medo de uma mudança drástica. Mas não tem de ser assim. Pequenas alterações podem fazer grandes diferenças. Manter a essência da tua linguagem, mas torná-la mais clara e orientada para a ação, é uma abordagem que respeita quem tu és enquanto torna a tua comunicação autêntica mais assertiva.
Adaptação Contínua:
Tal como tu estás em constante evolução, a personalidade da tua marca também não é estática e imutável. Está disponível para, de tempos a tempos, rever a tua mensagem, de acordo com as necessidades e expectativas das pessoas que queres servir. Podes fazê-lo sozinha ou com apoio e orientação de um mentor ou de um copywriter.
Resumindo…
Ao longo deste artigo, vimos como a evolução da tua comunicação não precisa de comprometer a essência da tua marca. Pelo contrário, é possível melhorar a clareza e a assertividade do copy do teu site sem que tenhas de deixar de lado os teus valores fundamentais.
Neste sentido, se te identificaste com esta procura pelo equilíbrio entre autenticidade e comunicação eficaz e não estás a consegui-lo sozinha, seria um prazer apoiar-te nesse caminho. Ao teu lado, posso mergulhar no universo da tua marca, compreender a sua essência e, numa Auditoria ao Copy do teu Site, partilhar contigo insights valiosos que tornem a tua mensagem – e o teu site – mais clara e impactante, sem perder autenticidade.