Ter um negócio já deixou de ser sinónimo de ter de fazer tudo pelo negócio. Há cada vez mais pessoas, sobretudo mulheres, a criar negócios a partir da sua essência, dos seus valores, dons e talentos e daquilo em que acreditam. É por isso também cada vez mais comum que estas empreendedoras queiram estar presentes – e visíveis – na comunicação das suas marcas. Estas novas empreendedoras querem ter uma comunicação autêntica.

Mas, quando assim é, há um medo que surge com frequência:

E se, ao delegar a comunicação da minha marca ou ao fazer alterações para potenciar as vendas, a minha voz única e autêntica se perder? E se a minha marca deixar de ser um reflexo de quem eu sou?

Diz-me, já deste por ti a pensar isto?

Também tens medo de que, ao mexeres no teu site e mudares a forma como comunicas, isso possa significar que estás a abdicar de uma comunicação autêntica?

Neste artigo, partilho contigo a minha visão sobre este tópico e aponto-te caminhos para que possas aumentar o impacto do teu site (e de toda a tua comunicação) sem teres de abrir mão dos teus valores e da tua autenticidade.

Mulher empreendedora põe em prática uma comunicação autêntica depois de ter feito uma auditoria ao copy do site da sua marca pessoal.

Valorizar a essência

Pessoas compram de pessoas e, quando falamos de marcas pessoais, a identificação e a confiança que sentimos com quem está do outro lado é determinante para avançarmos – ou não – para a compra.

Então, sendo tu uma empreendedora consciente e com propósito que se preocupa com o impacto que causa nos outros e no mundo, deves mesmo investir numa comunicação autêntica, que reflita quem tu és.

Quanto mais os teus conteúdos – no teu site, nas redes sociais, nos teus emails ou propostas – estiverem alinhados contigo, mais fácil vai ser atrair pessoas com quem te identificas e com quem, à partida, vais adorar trabalhar.

Mas é aqui que surge uma dificuldade: será possível manter a autenticidade quando falamos de escrita para negócios em que o principal objetivo é converter?

Será que é possível melhorar a comunicação, tornando-a mais clara, mais assertiva e orientada para o nosso cliente ideal sem que, com isso, tenhamos de ceder à rigidez das fórmulas prontas e a um marketing tradicional e agressivo?

É o que vamos ver a seguir.

Jovem mulher empreendedora fala ao telefone sobre o site da sua marca que, depois de uma auditoria ao conteúdo tem uma comunicação autêntica e mais clara.

Ser autêntica e vender

A maior parte das empreendedoras receia que fazer alterações à sua comunicação no geral, e ao seu site em particular, possa comprometer a mensagem de autenticidade que quer passar. Além disso, muitas gostam de escrever e de se conectar com a sua audiência dessa forma. É por isso desafiante fazer alterações àquilo que criaram de dentro para fora e que reflete a sua visão.

Antes de mais, quero que saibas que sentires essa hesitação é natural.

Em negócios como os nossos, que resultam tantas vezes do nosso próprio percurso e experiência e que são uma extensão de quem somos, comunicar para vender pode parecer forçado.

Mas há uma coisa que talvez não estejas a ver: ao ser criada tão de dentro para fora, a tua comunicação pode não estar a ser suficientemente clara ou assertiva.

E, quando isto acontece:

  • atrais clientes que não são o teu cliente ideal
  • os visitantes do teu site saem sem pedir mais informações
  • recebes bom feedback nas redes sociais, mas não consegues vender

E não sabes porquê.

Já pensaste que, por estares tão envolvida na tua própria marca, te pode faltar distanciamento para perceberes aquilo que podes melhorar para que a tua mensagem chegue mais facilmente aos teus clientes de sonho?

Então, se queres alcançar mais clientes com o teu site e, ao mesmo tempo, manter uma comunicação autêntica, vamos ver como podes mudar isto.

Mulher empreendedora pratica uma comunicação autêntica na gravação de um episódio do seu podcast, depois de ter feito uma auditoria ao copy do site da sua marca.

Alinhar Autenticidade e Clareza

Se queres manter (ou alcançar) a sustentabilidade financeira do teu negócio, já sabes que vender faz parte do jogo. Agora, sabe também que para que o teu site te ajude a vender não tens de abdicar dos teus valores nem de quem és.

Longe de diluir a essência da tua marca, ajustes cuidadosos e específicos no copy do teu site podem, na verdade, destacar a tua personalidade e potenciar o impacto que a tua marca pode ter.

Ou seja, uma comunicação autêntica não precisa de estar em conflito com uma comunicação clara.

Para tal, garante:

Uma Identidade Clara e Consistente:

Ao ajustares o copy do teu site, o teu foco deve ser clarificar a identidade da tua marca. Neste sentido, uma linguagem mais específica e coerente pode ajudar-te a comunicar de forma mais eficaz os teus valores e missão. Assim, crias uma base sólida para que potenciais clientes entendam o que podes fazer por eles e se conectem com a tua marca.

Uma Mensagem Humana:

A personalidade da tua marca está intrinsecamente ligada à forma como comunicas, já sabes. Para tal, inclui no teu site histórias pessoais (a página Sobre é o local ideal para isto, mas podes explorá-las também nos posts do teu blogue) ou uma linguagem mais informal para potenciares a conexão com o teu público. Estes pequenos ajustes não só preservam a tua autenticidade como ainda tornam a experiência dos visitantes mais envolvente e memorável.

Jovem mulher empreendedora sentada à secretária em frente a um laptop e ao telefone, faz as últimas alterações ao copy do seu site para conseguir uma comunicação autêntica e mais clara.

Melhorias, Não Transformação:

A preocupação em perder autenticidade vem, muitas vezes, do medo de uma mudança drástica. Mas não tem de ser assim. Pequenas alterações podem fazer grandes diferenças. Manter a essência da tua linguagem, mas torná-la mais clara e orientada para a ação, é uma abordagem que respeita quem tu és enquanto torna a tua comunicação autêntica mais assertiva.

Adaptação Contínua:

Tal como tu estás em constante evolução, a personalidade da tua marca também não é estática e imutável. Está disponível para, de tempos a tempos, rever a tua mensagem, de acordo com as necessidades e expectativas das pessoas que queres servir. Podes fazê-lo sozinha ou com apoio e orientação de um mentor ou de um copywriter.

 

Resumindo…

Ao longo deste artigo, vimos como a evolução da tua comunicação não precisa de comprometer a essência da tua marca. Pelo contrário, é possível melhorar a clareza e a assertividade do copy do teu site sem que tenhas de deixar de lado os teus valores fundamentais.

Neste sentido, se te identificaste com esta procura pelo equilíbrio entre autenticidade e comunicação eficaz e não estás a consegui-lo sozinha, seria um prazer apoiar-te nesse caminho. Ao teu lado, posso mergulhar no universo da tua marca, compreender a sua essência e, numa Auditoria ao Copy do teu Site, partilhar contigo insights valiosos que tornem a tua mensagem – e o teu site – mais clara e impactante, sem perder autenticidade.

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