Transforma Feedback em Credibilidade: Como Pedir Testemunhos de Clientes sem Incomodar
“Não quero ser chata.” – Foi isto que uma cliente me disse quando lhe perguntei porque é que não tinha testemunhos dos seus clientes.
Esta cliente é uma designer de interiores talentosa, com vários projetos bem-sucedidos e clientes satisfeitos, mas quando pensava em pedir-lhes um testemunho, sentia um desconforto imediato. “E se acharem que estou a ser inconveniente? Não quero incomodar.”, dizia.
Também já te aconteceu?
Ainda que o desconforto inicial em pedir testemunhos de clientes seja natural, a verdade é que este receio de pedir deliberadamente feedback faz-te deixar de lado a oportunidade de usar a experiência positiva dos teus clientes para tornares a tua marca mais forte e credível.
Então, o que fazer para que este processo de recolha de testemunhos seja mais natural e eficaz?
É isso que vamos ver neste artigo.
Tal como esta minha cliente, muitas empreendedoras evitam pedir testemunhos de clientes, com medo de os incomodar. Neste artigo, vamos desmistificar essa crença e ver como podes recolher, selecionar e utilizar esses testemunhos de forma autêntica e eficaz, sem sentires que estás a ser intrusiva ou a chatear.
Porque é que os testemunhos são tão poderosos?
Testemunhos são, essencialmente, provas sociais que demonstram a qualidade e o impacto do teu trabalho. Dão uma visão real e humana de como os teus serviços transformaram a vida dos teus clientes, e isto pode ser mais persuasivo do que qualquer outro tipo de comunicação. Quando utilizados corretamente, os testemunhos ajudam a construir confiança, reduzir a incerteza de potenciais clientes e criar uma conexão mais profunda com o teu público.
Mas como pedir testemunhos sem ser inconveniente?
Pedir um testemunho não tem de ser um processo desconfortável. Na verdade, muitos clientes sentem-se honrados por serem convidados a partilhar a sua experiência, especialmente se o serviço que prestaste teve um impacto positivo.
Esta recolha de testemunhos pode ser feita através de mensagem ou, então, de modo mais formal e completo através de um breve questionário, por entrevista ou no Google Forms, por exemplo. As minhas clientes de Escrita para Website recebem sempre um questionário personalizado que podem partilhar com os seus clientes e cujas respostas eu, depois, trabalho para garantirmos que o site fica com testemunhos que ajudam na conversão.
Um ponto importante quando queres recolher testemunhos é não deixares o pedido em aberto. Ou seja, evita dizer só: “Olha, sei que gostaste do trabalho que fizemos, podes-me dar o teu testemunho?”. Um pedido assim é pouco específico e a probabilidade de o teu cliente te dar um testemunho pouco impactante aumenta.
Então, como fazer?
Podes enviar um email ou uma mensagem com o seguinte texto:
Olá [NOME], como estás?
Agora que o [nome do serviço/programa] terminou, estou a enviar-te esta mensagem/email para saber se me podes dar a tua opinião. Gostava muito de ter o teu feedback para poder continuar a melhorar o meu trabalho e chegar a outras pessoas. Deixo-te algumas questões como orientação.
E podes então usar estas perguntas para guiar os teus pedidos de testemunho:
- O que estava a acontecer na tua vida/negócio que te fez ver o [produto/serviço] como uma possível solução?
- O que esperavas alcançar ao comprar [produto/serviço]?
- Agora que já compraste e usufruíste do [produto/serviço], alcançaste os teus objetivos? Qual foi a melhor parte da tua experiência?
- Quais eram algumas das preocupações ou hesitações que tinhas antes de comprar [produto/serviço]?
- Consegues descrever o antes/depois de trabalharmos juntos? Se obtiveste resultados tangíveis [ex.: redução de custos, perda de peso, melhor utilização do teu tempo, etc.], podes explicar melhor?
Estas perguntas ajudam a orientar o teu cliente, fazendo com que o processo de dar feedback seja mais simples e menos intimidante.
Neste guião de entrevista encontras outras questões que tornam o feedback ainda mais completo e que te vão ajudar a conhecer ainda melhor o teu público, as suas dificuldades, desejos e necessidades. E podes adaptá-lo a um questionário ou falar diretamente com clientes e potenciais clientes. Garanto que nada te dará mais conhecimentos sobre as tuas pessoas do que fazeres isto.
Então, e agora que já recolheste alguns testemunhos, o que fazer com eles?
Onde e como utilizar os testemunhos
Depois de reunires os testemunhos, é importante saber como e onde os usar. Aqui estão algumas ideias:
- No teu Website: Podes dedicar uma secção do teu site aos testemunhos, mas nunca te esqueças de os colocar estrategicamente nas diferentes páginas do site. Podes organizá-los por categorias, como resultados alcançados, feedback de clientes de diferentes setores, ou experiências específicas com determinados serviços. Tudo depende dos serviços que prestas e dos resultados que ajudas a alcançar.
- Nas Redes Sociais: Partilha testemunhos em posts das redes sociais, em particular no Instagram, LinkedIn e Facebook, onde os teus seguidores podem ver exemplos reais do impacto do teu trabalho. Neste formato, resultam bem os printscreens de mensagens que tenhas recebido a dar conta de como estão satisfeitos com o teu trabalho.
- Em Newsletters: Integra testemunhos em newsletters para reforçar a confiança e motivar os leitores a dar o próximo passo. Podes integrá-los numa pequena história ou como prova social de um serviço/produto que estejas a promover. Um bom testemunho pode ser o fator decisivo para que alguém decida trabalhar contigo.
- Nas Propostas: Estrutura as tuas propostas e orçamentos de forma a incluíres testemunhos de clientes anteriores, preferencialmente aqueles que mostram como os ajudaste a alcançar os objetivos que o teu potencial cliente de agora também tem.
Sabendo tudo isto, podes ainda estar a perguntar-te como é que consegues recolher testemunhos quando os teus clientes parecem sempre muito ocupados e tu não queres incomodar.
Há estratégias que podem ajudar. Vamos ver 3 delas?
3 Sugestões para pedir testemunhos de clientes mais ocupados
Às vezes, o maior obstáculo para conseguir testemunhos é o tempo limitado dos teus clientes. E tu não queres incomodar, eu sei.
Então, vê estas 3 estratégias. Acredito mesmo que podem ajudar.
Experimenta:
- Simplificar: Ouve os teus clientes. Quando disserem algo positivo sobre ti e o teu trabalho, pergunta-lhes se podes usar isso na tua comunicação Aposto que vão dizer que sim.
- Incentivar o cliente: Dá-lhe um motivo convincente para dar feedback, como um desconto futuro ou um pequeno bónus que não te exija investires mais tempo.
- Facilitar o Processo: Oferece opções como algumas perguntas de escolha múltipla, responder com uma nota de voz ou um vídeo básico, que depois podes editar. Isto torna o processo mais rápido e menos formal para o cliente.
Uma sugestão extra para tornar tudo ainda mais simples para o teu cliente:
- Tirar a Pressão: Diz-lhe para falar à vontade — tu depois trabalharás o feedback para que ele possa validar antes de o publicares. Ao saber que não precisam de ser perfeitos, os teus clientes vão estar mais propensos a partilhar a experiência.
Concluindo…
Pedir testemunhos de clientes não é ser intrusivo; é valorizar a experiência dos teus clientes e permitir que as suas histórias inspirem outras pessoas. Ao integrares testemunhos de forma estratégica na tua comunicação, estarás a construir uma marca mais forte, autêntica e digna de confiança.
Para terminar, deixo-te um desafio: envia hoje mesmo um email ou uma mensagem a um ex-cliente usando as estratégias e sugestões que te deixei neste artigo, e vê como isso pode transformar a perceção da tua marca. Depois, envia-me um email a contar como correu.